quarta-feira, março 04, 2009

A história de Maria Adelaide Coelho no Porto e em Braga

Foi uma verdadeira «tournée» a ida ao Norte com a história desta Mulher na agenda de contactos. Saldo, para já: um excelente artigo na página da Cultura do JN, com assinatura de Liliana Lopes; o feliz reencontro com algumas das pessoas que me documentaram sobre os ultimos 40 anos de vida de Maria Adelaide Coelho da Cunha e Manuel Claro, e uma deslocação a Braga para o programa «Livros e Rum», que, no seu segundo ano de vida, é já um culto. Uma hora de conversa intensa e interessantíssima com o investigador e autor, António Ferreira. A entrevista vai para o ar esta quinta-feira.
Adoro Braga, mas desta vez estive lá apenas o tempo deste encontro. Mas valeu a pena!!!
António Ferreira - Livros com Rum - Rádio Universitária do Minho: http://www.rum.pt/
Entretanto segunda-feira, na Antena 1, passou a entrevista com Ana Aranha, «À volta dos Livros», sobre esta biografia. E ontem, dia 3 de Março, na «energia» de um directo, «Portugal no Coração», tive a oportunidade, mais uma vez, de divulgar a história de Maria Adelaide, em entrevista conduzida com sensabilidade por Tânia Ribas e João Baião, estarrecidos pela força desta Senhora.

8 comentários:

Anónimo disse...

Por mero acaso (uma daquelas gripes medonhas reteve-me em casa) acabei de ouvir/ver na TVI a peça sobre Maria Adelaide. A ser verdade o que ouvi ( não me passa pela cabeça duvidar de seriedade desta biografia), estamos diante de uma mulher que importa não esquecer. Mais: que grande exemplo, numa época tão marcada pela ausência de valores, de coragem, de perseverança. Vou mesmo ter que comprar o livro, mas atrevo-me antecipadamente a dar-lhe os parabéns pelo trabalho.

Kalaari disse...

Manuela,
Sinceros parabéns pelo teu novo livro. É apaixonante e escrito com a sensibilidade que desde sempre te caracterizou. Estou certa que vai ser um sucesso. Bem o mereces. Tudo o de melhor para ti e que continues a ser (na minha opinião) uma das grandes escritoras do tempo
presente, destacando-te destas "literatas" de cordel que têm ultimamente proliferado por aí.
Obrigado pelos belos momentos de puro prazer que este teu novo romance me proporcionaram.
Um abraço da
Vera Lucia

Anónimo disse...

Obrigada, Nídia, só espero que a leitura lhe faça esquecer a gripe, e ajude o tempo a correr mais depressa. Melhoras!
Querida Vera Lucia, as tuas palavras são um estímulo muito caloroso e genuino. Fico muito feliz pelo prazer que a leitura desta biografia te proporcionou. Obrigada, beijo enorme, Manuela

Anónimo disse...

Foi uma prazer falar consigo.
Obrigada pelas palavras para caracterizar o meu artigo.

Um beijinho,
Liliana
LCL

Anónimo disse...

Estou sensivelmente a meio do livro. Aliás, 'estamos' seria a forma mais correcta. Estou a lê-lo em voz alta, para uma amiga, professora reformada, que já não pode ler por não ver.
Muitos parabéns pelo seu trabalho. Demonstra que é possível ser rigoroso na investigação e ao mesmo tempo chegar à atenção do grande público.
Um caso em que biógrafa e biografada se "merecem" plenamente.

Aparecerei como anónimo, mas assino:
André Rodrigues,
téc. de Biblioteca
Lisboa

Manuela Gonzaga disse...

Caro André,
Obrigada por comentar, por assinar, e pelo apreço que demonstra pela figura de Maria Adelaide e por este meu trabalho. Ainda por cima, vindo de alguém cuja vida é passada entre livros!
Bem haja,
Manuela Gonzaga

maria gorjão disse...

infelizmente em outubro de 2011 hà outra Maria Adelaide Coelho,Maria de Fatima Gorjao Carvalho está a passar as mesmas sevícias.O marido quer interditá-la para ficar com o patrmónio do casal.Um grito de ajuda no séc.XXI.Adorei o livro. Fátima

Manuela Gonzaga disse...

Maria de Fátima, não cruze os braços. Procure, por todos os meios, ajuda para a sua amiga que passa pelo mesmo. Penso que este comentário é para publicar. Se for inconveniente, diga que apago. Força.