segunda-feira, maio 31, 2010

Já sei porque te foste embora

No mundo que percorro na tua ausência, encontro muitas vezes a marca dos teus passos de quando atravessavas dias resplandecentes como quem cruza ondas de incerta luz, o corpo gotejante a sair do mar do tempo.
Depois vieram as sombras.
Os silêncios.
As ausências.
O braço que empunhava a lança, perdeu o alento e passou a apontar o pó dos caminhos, sempre enredados e tão iguais. Também costumavas referir o barco encalhado numa praia do Sul, as velas rasgadas numa longuíssima tempestade. Mas o teu corpo moreno e gasto não era da natureza daqueles que jazem, abandonados pela areia à espera de correntes que os prendam ou dissolvam.
Nesses tempos, falavas de uma Viagem que perdera o encanto breve. E usavas a palavra saudade para falar de outras coisas.
Mas o que sei é que te foste embora porque não eras de cá. Tu, e todos os Estrangeiros, sabem muito bem do que falo.
Por isso nos reconhecemos desde a primeira hora. Também gostavas de dizer que o nosso fora um encontro agendado num rodapé da eternidade. Mas dessas coisas eu nada sei.

Alhandra, a greve de 8 e 9 de Maio de 1944

Já está publicado e distribuído o Boletim Cultural Cira (Maio 2010). Vila Franca de Xira, Alhandra, Calhandriz e Vialonga são as freguesias abordadas nesta publicação ao nível histórico, social e patrimonial. Com o arqueólogo Rui Gomes Coelho assino «Alhandra, a greve de 8 e 9 de Maio de 1944», (pp. 177-200).
Este é autor de um outro trabalho, muito interessante: «Telhais -- uma abordagem aos fabricos de cerâminica de construção em Alhandra (séculos XVIII-XX)», (pp. 83-106).
A belíssima capa é de autoria de Ivone Ralha, e o Boletim, cuja edição cuidada e qualidade dos artigos é de sublinhar, é uma edição do Pelouro da Cultura, Museu Municipal, da Câmara de Vila Franca de Xira.

quinta-feira, maio 20, 2010

António Variações em Silves

Sábado, pelas 18 horas, vou estar em Silves a recordar António Variações. O convite para integrar esta tertúçia partiu da Câmara Municipal e integra-se no contexto do Ciclo musical PERSONA, que ao longo deste ano já levou aquela cidade as figuras de SCHUMANN, CHOPIN, JOSÉ AFONSO e CAETANO VELOSO.
A sessão, informal e participada, começa às 18 horas. O link remete para mais detalhes e outras presenças.

quinta-feira, maio 13, 2010

Terceira aventura de André quase concluída

Estou na última etapa da terceira aventura do André. Há uma semana que ando de roda de único um capítulo, e estou tão cansada como se estivesse a fazer uma maratona. O raio da televisão não serve de contraponto, tão útil nestas alturas. É só papa, e mais papa e papa o tempo todo. Três canais mais um, a noticiar a visita 'segundo a segundo', comentando-a ad nauseam. Ratzinguer overdose. Não havia necessidade, bolas, por muito genético que seja o catolicismo português (outra expressão repetida até às últimas consequências).
Pausa.
Estou tão próximo de acabar mais um livro. Mas os minutos e as horas pesam como chumbo nesta ultima etapa em que a trama converge para o seu ponto fulcral.

Entretanto, sexta e sábado vou estar na Feira do Livro. No pavilhão da Bertrand dia 14, pelas 18 horas; no dia 15 pelas 18 horas na Oficina do Livro/Leya.