domingo, dezembro 27, 2009

André no Colégio Valsassina










No Colégio Valsassina os alunos de duas turmas do 6º ano, prepararam cuidadosamente, nas aulas de Língua Portuguesa, o nosso encontro. Assim, tive diante de mim uma floresta de braços no ar, uma chuva de perguntas, e uma surpresa. Foi muito intenso: perdi mais ou menos a noção do tempo. Como nasceu o «André»?; em que altura do dia, ou da noite, gosto mais de escrever?; como é que as minhas viagens influenciam os meus livros?; qual foi o país que gostei mais de visitar?; como foi viver em África?; Quando soube que queria ser escritora?; porque é que o «André» se chama André?; em que me baseio para escrever os meus livros?; a quem mostro o que escrevo, quando estou a escrever?; e até que passos se devem dar para se conseguir publicar...
No fundo da sala, a minha maravilhosa neta Maria mal aparece nas fotografias. Mas colocou-me a mais improvável das questões: quando começei a escrever (e sim, era muito pequena) gostava que as pessoas vissem o que escrevia?
A resposta só podia ser uma:
«Não!!!».
Surpresa para mim: três alunas do 6º D partiram do capítulo IV de André e a Esfera Mágica, e escreveram a sua própria versão da aventura. Fantástico enredo, muito bem concebido, em qualquer delas!!
Que posso dizer mais? Oh, sim. Adorei este encontro!
Para ver mais algumas imagens seguir o link do Colégio Valsassina http://new.cvalsassina.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=283&Itemid=26

Sem comentários: