domingo, abril 20, 2008

"The world is full of ridles that only the dead can answer. "

Ben Okri

Só descobri agora este magnífico escritor e poeta nigeriano, pluri-premiado. Não tenho tido praticamente tempo para ler romances fora do âmbito da minha tese, ou dos livros que tenho vindo a publicar (e que também me motivam pesquisas nas respectivas áreas). Deixo assim o encontro com os romances ao sabor do acaso ou então releio livros de autores que venero particularmente. Há livros que podem acompanhar-nos uma vida inteira sem que nos cansemos deles. De tantos em tantos anos revisitamo-los e tiramos dessas leituras um prazer sempre renovado.
Voltando ao Ben Okri. Entretanto o Paulo, da última vez que lá esteve, há muito pouco tempo, deixou em Lisboa um dos seus livros, The Famished Road. Trouxe-lho e vim a lê-lo na viagem. Ainda não parei. Em Edinburgo, tem sido uma companhia constante e arrebatadora. Vou comprar os outros livros dele. Conseguem-se encontrar alguns a preços muito acessiveis em alfarrabistas ou lojas de caridade que existem por toda a cidade. Entretanto já me ofereceram outros livros. De Neil Gaiman, American Gods, e uma recolha de lendas populares da Escócia, Irlanda, Gales e Cornualha, feita por Joseph Jacobs, Celtic Fairy Tales, com ilustrações de John D. Batten. De resto cá por casa casa há muito por onde escolher e a única dificuldade é mesmo a escolha... Portanto, entre várias coisas que vim fazer à Escócia, vou aproveitar estas duas semanas para passear por esta cidade que adoro, e ir até ao Norte, e ler pelo prazer único e indizivel de ler.
Em Lisboa esperam-me outras tarefas e de novo não vou ter tempo para ler romances fora desse âmbito muito especifico. Entre outros, vou finalmente ler Glória, de Vasco Pulido Valente. Tenho de mergulhar nas primeiras décadas do seculo XX. Uma mulher muito particular aguarda-me, tenho de conseguir dar da sua vida um testemunho digno da sua coragem exemplar.
Página de Ben Okri: http://www.myspace.com/ben_okri

Sem comentários: