quarta-feira, agosto 29, 2012

Caril de lentilhas em Segundas sem carne

Adoro legumes, e a quantidade de amigos vegetarianos que temos leva-me a improvisar e a reeinventar sabores. No último jantar aventurei-me por um caril de lentilhas. Usei lentilhas encarnadas e lentilhas escuras, demolhei-as (as escuras precisam de umas horas as outras meia hora basta) e cozia-as um dia antes, em separado, e em muito pouca água.
Entretanto comprei um bom leite de coco e um bom caril (nalgumas lojas da Rua de São Paulo vendem-no a peso, e no Martim Moniz há uma excelente seleção). A receita incluiu ainda cebola, pimentos, courgete, tomate, gengibre fresco, um pouco de concentrado de tomate, sal marinho,  coentros e salsa picada.




Reduzi tomate a puré, e cortei uma courgete em cubos. Na wok salteei uma cebola grande, picada, em azeite, até dourar após o que juntei o tomate e a courgete. Mexi durante uns oito minutos, e a seguir criei um espaço vazio no centro da wok e juntei três colheres de sopa de caril, deixando-o ali até ficar em papa, mexendo para aborver o molho. Juntei um pouco de água (só no centro) e um gole de concentrado de tomate. Após isso, começei a envolver esta pasta com o conteudo da wok - a courgete, cebola, ttomate. O aroma começou a ficar delicioso e a impregnar os vegetais.
Entretanto, cerca de oito minutos, dez minutos depois, juntei os pimentos sem pele e em tirinhas, as lentilhas vermelhas e as pretas, envolvi tudo muito bem, raspei um pouco de gengibre fresco, adicionei sal marinho, e por fim incorporei o leite de coco. Uns minutos depois polvilhei com salsa e coentros picados. Acompanhei com arroz basmati de passas.
Foi tudo feito a olho, de modo que não sei dizer as quantidades usadas ao pormenor. O tempo tambem pode variar... eventualmente, se as courgetes ainda estiverem rijas e antes de juntar os pimentos e as lentilhas, tapar uns minutos a wok até cozerem completamente. Garanto que estava tão delicioso que mesmo os não praticantes adoraram e aderiram à alternativa com entusiasmo.
Para acompanhar fiz arroz (basmati) de passas.
Bom apetite.

Sem comentários: