Este conto pungente e tão bem escrito é assinado por SANTIAGO, que, com outro nome, foi um dos participantes das nossas Oficinas de Escrita. Um grande prazer, lê-lo.
Créditos da imagem: NASA - http://www.nasa.gov/mission_pages/spitzer/multimedia/pia15253.html, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19475200
O Canto do
Cisne
Cisne X as imaged by the Spitzer Space Telescope |
Acordo de
madrugada. Como sempre. Não preciso de verificar a hora, é a hora de sempre, a
hora em que os lobos uivam e a coruja anuncia mais uma desgraça à porta de quem
a escuta. Não me recordo de ter ouvido a coruja à minha porta. Olho pela janela
recortada pela cruz de ferro que me separa da noite. O luar é a única forma de
luz que chega até mim. Estou deitado e o luar aconchega-me, cobrindo todo o meu
corpo. Sigo um dos raios do luar até às estrelas. Faço espécies de desenhos
unindo as estrelas de várias formas. É um dos meus passatempos até ao nascer do
sol. É assim que engano esta insónia que dura desde que aqui acordei, neste
cárcere impiedoso cujas paredes insistem em sufocar-me. A cada noite que passa
são mais uns centímetros que elas se movem para me aprisionar mais e mais.
Tento
reproduzir numa folha este céu de inverno, uma carta celeste, tento unir as
estrelas de forma a desenhar o teu rosto. O rosto que guardo e que amo
incondicionalmente. Cada ângulo, cada poro, cada imperfeição na perfeição do
que somos. Saudades de ti e de nós. No luar do nosso amor. Simão, se chamar
mais alto, junto á cruz de ferro que me separa de ti, será que me ouves? Será
que cada grito que lanço na noite chega até ti e vens salvar-me deste sufoco?
— Simão!
SIMÃO! SIMMMÃÃÃÃOOOOOOOO…
Raios que
enlouqueço, ainda alimento esta esperança inócua. Noites de anseios e desespero
por uma resposta que tarda. Um inverno que me assombra, sem saber os motivos
para este abandono. Simão, será este o castigo por te amar de uma forma que
ainda não foi descrita em um qualquer livro de ciência ou pintada num quadro de
um artista famoso exposto em um qualquer museu do mundo? Insisto em chamar o
teu nome
— SIMÃO…MEU
AMOR, ESTOU AQUI, AQUI… SIMÃÃÃOOOOO…
Coloco teu
rosto celestial sobre a mesa, junto a dois livros que aqui se encontram. Não me
recordo de quem os aqui deixou. Ou quem me ofereceu. Não me recordo sequer se
os li. Ou se algum dos meus amigos me emprestou com pena das minhas insónias
contemplativas. Um livro de contos de Vergílio Ferreira e A Caverna de
José Saramago. Amanhã talvez comece a ler um deles.
Falei-te
dos meus amigos. Que amigos? Perguntarás tu, conhecendo-me como a pessoa
reservada e com barreiras imensas no contacto social. Sim, amigos. Uma memória
ténue de amigos aqui neste espaço gélido. Vislumbro conversas no pátio sombrio
de árvores despidas. Poucas palavras. Mas palavras suficientes para uma
cumplicidade de união que nos salve do desespero último.
— Simão, se
sonhares comigo, envias-me um qualquer sinal?
— Para onde
e como envio esse sinal?
— Senta-te ao piano, abre janela da sala, toca um dos
noturnos de Chopin e deixa que a brisa se encarregue de te trazer até mim...
Gostava de
me lembrar dos nomes desses amigos dos quais te falo. Algo me impede. Um espaço
em branco... e ouço gritos e ameaças que me encolhem e me deixam indefeso.
Estou num gabinete amplo, com dois homens de fato preto, com ar sisudo e
compenetrado, murmurando entre si para que não os ouça. Não os ouço. Só vejo
aqueles olhos de Adamastor, bocas que se espumam como ondas contra as rochas e
dedos em riste a apontar em ódio e raiva.
— Ali é a
constelação da Cassiopeia, em forma de W. Aquela é a constelação do Cisne. Ali,
começa por olhar a estrela brilhante, Deneb e a seguir vês uma espécie de cruz
alada, uma cruz de esperança.
— Imagino
deus assim, com asas, num voo delicado pelos céus a indicar-nos um caminho...
— Simão, é
por isso que gosto de ti. Vês o belo no mais simples e consegues tornar tudo
tão mágico. Acreditas na vida. E fazes-me falta quando à noite não vejo o Cisne
com Deneb a mostrar-me o caminho.
Estremeço
quando me levanto. Confronto-me comigo no espelho, lascado e manchado de outros
prisioneiros que aqui estiveram. A contemplação tem destes efeitos. O
confronto, o reconhecimento, o ardor nos olhos do sal que entra, a alma que se
contrai. Um espelho velho, lascado que dilacera o íntimo. Não tenho a certeza
que te chamas Simão. Não sei sequer se existes. Meu Deus. O espelho e eu em
confrontação e nem sei sequer se te chamas...a mesa é real, os livros em cima
da mesa, às páginas tantas são pó e imagens desfragmentadas que vão e voltam e
apenas a certeza do meu rosto no espelho. Aparento ter uns 35 anos, talvez 37
anos, ou até 40 ou 50 anos. Já não sei como é um rosto de 35 ou 40 anos. Os
olhos cor de mel, orelhas grandes escondidas pelo cabelo castanho e cinzento. A
última vez que me cortaram o cabelo...foste tu? És tu quem me corta o cabelo? O
nariz forte e bem vincado, escondendo os lábios finos e sedentos por um beijo húmido.
A linha dos maxilares bem definida que termina num queixo bem presente. Visto a
roupa que usei quando fomos jantar ao restaurante indiano na Rua Nova, na noite
em que decidimos mudar de casa. As calças de ganga pretas, a camisa rosa com
linhas azuis claras, muito subtis e os sapatos de camurça castanhos já rompidos
de tanto andar às voltas...
— Vamos mudar de casa?
Hoje a
minha casa é outra. As paredes não são brancas, nem existe uma claraboia nas
escadas, nem tenho um sótão com águas furtadas para ver o céu. Só um buraco com
uma cruz de ferro, a partir do qual contemplo Deneb.
— Vamos
mudar de casa?
Com um
quintal nas traseiras, podemos ter um limoeiro, uma laranjeira e um carvalho?
Podemos colocar uma cama de rede, um pequeno lago e plantar ervas aromáticas.
Deixa-me registar isto numa folha. Vou guardar no meio do livro do Saramago.
Ninguém vai saber. Só eu e tu. Só nós.
— E adotar
um cão?
Esta caneta
já não escreve. Vou escrever com a caneta preta, não te importes.
— Baltazar
é um bonito nome para o cão. Baltazar. Eu gosto. E tu?
E guardar
no meio das páginas de A Caverna do Saramago. A tranquilidade que chega
com o prenúncio do nascer do dia. E quando mexo nos livros sobre a mesa, cai um
envelope. Uma declaração de honra. Assinada por mim. Mas que raios! Assinada
por mim. Assumindo ser um espião, conivente com o sistema. Eu a desvendar os
crimes de outros prisioneiros que o sistema não consegue deslindar... sob pena
de ser privado do único buraco que me permite contemplar Deneb e o seu brilho.
Aqueles dois homens, que em contornos obscuros me surgem na memória, que me
fazem estremecer de medo. As cicatrizes no meu rosto, que vejo no espelho, as
nódoas negras na testa e nos olhos... aqueles monstros...
— Vou
sempre proteger-te dos monstros que te atormentem.
— E se
forem gigantes como o Adamastor?
— Eu
consigo ser mais gigante e amedrontá-lo até se encolher como uma tartaruga
dentro da carapaça!
Fazes-me
falta aqui. Preciso do teu grito de Adamastor para que eles se encolham nas
próprias carapaças. Por favor! POR FAVOR! Não me ouves pedir POR FAVOR!!! Serei
novamente espancado e torturado se não levar nenhuma informação. Eu que pouco
ou nada falo. Só com duas pessoas, aqueles amigos que te falei. Amigos porque
me tratam bem e sentamo-nos na mesma mesa à hora do almoço. Quando não gosto da
sopa, ofereço-lhes e agradecem com bons modos. Após o almoço costumamos estar
sentados no pátio debaixo do carvalho. Na sombra. A falar de como é belo o céu
azul e a sensação de liberdade de estar num pátio sem teto. Não sei porque
estão cá, não falamos do passado. Também não partilhamos sonhos. Nem me recordo
dos nomes deles, nem sei se alguma vez lhes perguntei ou se eles se
apresentaram.
As páginas
do livro do Saramago estão manchadas com uma cor vermelho forte. Algumas
páginas estão coladas por essas manchas. Sinto nojo. Será sangue de alguém que
aqui esteve. Será uma piada de mau gosto de alguém que deixou aqui os livros
para me intimidar? Porque não param este jogo estúpido, deixem-me sair daqui!!!
— É de um
dos teus escritores preferidos, penso que ainda não tens este.
É sangue.
Tenho a certeza que é sangue de alguém.
— Depois de
leres, emprestas-me para eu também ler? Entretanto vou lendo o livro de contos
que me ofereceste no Natal. Já estou na página 53.
A mesma cor
na minha camisa. Manchas com a mesma cor. O que é isto? Sujei-me com o livro.
Encostei-o a mim quando tentei esconder o papel que escrevi no meio das
páginas. Raios! Tento esfregar, mas as manchas estão tão agarradas que não
saem.
—
AAAHHHHHHHH!!!!!!
E num
impulso, dou um murro no espelho que se parte. Lascas de vidro no meu punho.
Sangue que escorre pelos meus dedos. Sangue na minha roupa, sangue no chão.
Dispo a camisa e enrolo na minha mão para estancar o sangue. Sinto náuseas.
Sabes como eu não consigo ver sangue. Os vidros espalhados pelo chão. O choque.
Tremo com o choque. Cada vez mais dificuldades em respirar. Respiro fundo 10,
9, 8, 7 TAQUICARDIA 6, 5, 4, 3, 2, 1...
— E fica
consciente, atento à respiração. Podes fazer contagem se for mais fácil
manteres-te presente. Inspira 1, expira 1.
Inspira 2, expira 2. E assim sucessivamente até 10.
Começo a
recordar-me. Naquela noite. Não, não pode ser. A tua voz, a minha, a falar
alto, muito alto, na sala. Uma faca na minha mão. O livro do Saramago na tua. O
teu corpo caído. A poça de líquido vermelho que aumenta debaixo de ti. Eu
paralisado junto de ti, já não me respondes.
— Simão...
SIMÃOOOOOOOOOOO...
As luzes da
ambulância que me encandeiam, a sirene do carro da polícia que anuncia ao mundo
quem eu sou.
Debaixo da
porta deste cárcere desliza um papel. Abro-o e leio
" Hoje depois do almoço, no sítio do costume, eu e o
Zeferino queremos planear contigo a nossa fuga. Renato".
É a olhar
para o espelho em pedaços que planeio a minha fuga. Só eu. Num ato de egoísmo.
Escolho o pedaço de espelho mais pontiagudo, o que eu penso que é mais forte
para conseguir cortar estas camadas de culpa e arrependimento. E enquanto
respiro fundo
— Inspira
1, expira 1. Inspira 2, expira 2. Sucessivamente até 10.
sigo Deneb
na cauda do Cisne que me leva para longe. Para junto de ti. Para sempre teu.
Guimarães,
26 março 2020 // autor: Santiago
Créditos da imagem: NASA - http://www.nasa.gov/mission_pages/spitzer/multimedia/pia15253.html, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19475200
2 comentários:
Belo texto, intenso, como que um completo exame interior. Bom exercício de escrita no âmbito da "Oficinas de Escrita". Parabéns, Manuela, por esta excelente iniciativa que nos proporciona o contacto com outras realidades.
Obrigado,
Luís Duque
Grata, Luis Duque, estou muito feliz com os resultados obtidos, até agora, por esta oficina.
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